Os modelos de CV
O CV profissional

ULTIMOS ARTIGOS

Como criar um CV profissional?

Um currículo profissional é a versão avançada do currículo "padrão", ou seja, é frequentemente um currículo básico que foi refinado, retrabalhado e redesenhado para ser visto pelos recrutadores e para captar sua atenção em um curto período de tempo.

O currículo profissional é como se fosse um anúncio seu e da sua carreira, já o currículo básico está mais para uma vitrine.

O objetivo do currículo profissional? Te vender usando as boas palavras e destacar todas as suas qualidades pela apresentação e pelo design. Foco no currículo profissional e no método passo a passo para criá-lo.

Como criar um CV profissional? Qual o valor agregado do CV profissional?

Um currículo profissional é geralmente destinado a dois perfis: aqueles com muita experiência e conhecimento em um ou mais campos particulares, aqueles com um perfil atípico, com uma fibra criativa, uma habilidade rara, ou aqueles que procuram um emprego diferenciado (por exemplo: galerista, cantor, escultor, treinador de animais, etc.).

O currículo profissional também pretende mostrar que você joga na grande liga, que você sabe que é capaz de grandes coisas e que pretende mostrar tudo isso aos recrutadores, sem ser presunçoso. Este modelo de CV deve, portanto, se destacar por sua apresentação estruturada, seu rigor, seu design e, para os perfis atípicos, por sua originalidade.

Como criar um CV profissional? Quais seções inserir?

  • A seção "Objetivo": consiste em uma breve introdução sua e uma demonstração clara do entendimento dos desafios do cargo. Não hesite em consultar nossa página dedicada a esta seção « Objetivo ».

  • The 'Education & Training' section: This section presents your educational background. You must mention the various degrees obtained, and any preparations for examinations or competitions you have participated in, specifying the dates, institutions, and results. It should be focused on, if you don't yet have a lot of professional experience (less than 10 years). Do not hesitate to consult our page dedicated to this section « Formação ».

  • A seção "Experiência Profissional": consiste em listar, cronológica ou tematicamente, os diferentes cargos ocupados, em quais empresas, de acordo com quais assuntos, e com quais resultados. Não se esqueça de incluir suas referências, ou colocá-las em um pequeno encarte no final de seu CV. Não hesite em consultar nossa página dedicada à esta seção. « Experiência Profissional ».

  • A seção "Competências": extremamente importante em um currículo profissional, a seção " Competências " descreve em diferentes palavras-chave suas habilidades profissionais e pessoais, ou seja, seu know-how (cálculos diferenciais, domínio do conjunto Adobe, etc...) e suas habilidades interpessoais (resolução de conflitos, empatia, habilidades gerenciais, etc...). Não hesite em consultar nossa página dedicada à esta seção « Competências ».

Como criar um CV profissional? Qual o formato do CV profissional?

É essencial adaptar o seu currículo dependendo de suas qualificações e especialidades. Por exemplo, se você tem vários mestrados, coloque a seção "Formação" em primeiro lugar: mais centralizada e com cores fortes...

Se, por outro lado, você tem uma grande experiência profissional, então será a seção "Experiência Profissional" que deve ser destacada. Muitos modelos de CV disponíveis na internet oferecem formatos atraentes e rápidos que destacam certas qualidades ao invés de outras. Não hesite em se inspirar neles ou baixar um.

Os cabeçalhos, subtítulos e categorias devem ser concisos, legíveis e fazer o recrutador querer ler o resto, ou seja, o seu CV não deve estar "desordenado", tudo deve ser claro e o leitor deve ser capaz de se consultar facilmente a uma seção que lhe interesse mais.

Por fim, o CV de um profissional iniciante deve ter apenas uma página A4, mas o CV de um profissional experiente com 15 ou 20 anos de experiência pode facilmente conter 2 páginas.

Como criar um CV profissional? Nossas dicas para redigir um CV sem erros!

Embora os recrutadores sejam proibidos de pedir uma foto no CV de um candidato, é aconselhável, no entanto, acrescentar uma. Na verdade, os recrutadores preferem atribuir um rosto para cada CV.

And even if it's not always fair for everyone, it's the reality. However, don't shoot yourself in the foot; provide a picture of yourself (usually it should be located at the top right, top left, or top centre of the CV).

Se você se candidatar a um emprego em design, você também pode inserir um desenho de si mesmo, muitas vezes feito por você, ou pelo software que você domina melhor.

image description

Usar palavras-chave que sejam claramente visíveis para o recrutador, e especialmente para o software que algumas agências de recrutamento usam para escanear currículos sem ter que lê-los, em caso de alta demanda. A máquina vai captar as palavras, e você poderá ser elegível para uma entrevista.

Marc, recruiter.

Ready to apply?