Fazer o seu CV
Escrever sobre suas experiências profissionais

ULTIMOS ARTIGOS

A experiência profissional no seu CV

O currículo inclui várias seções. Entre elas, a mais central é a experiência profissional.

Como o nome já indica, a experiência profissional retoma o conjunto das profissões que você exerceu ao longo da sua carreira.

Ela é o principal indicador para o seu potencial novo empregador, aquele que lerá seu CV. É esta parte que o interessa mais, e é também essa parte que vai fazer a balança pender ou não para o seu lado.

A experiência profissional no seu CV : demonstre uma progressão

Com relação à apresentação da seção "Experiências Profissionais", é importante ver um progresso dentro dos cargos eou empresas: hierárquico, salário, nível de habilidade... é importante que você relate o progresso em direção a um objetivo bem definido.

É claro que muitas vezes temos em nossos CVs algumas experiências que não se encaixam muito bem na progressão que queremos demonstrar.

Neste caso, você tem duas opções:

  1. Faça uma triagem de suas experiências profissionais pois algumas delas podem não ser relevantes para a sua carreira. Não hesite em "apagar" certos cargos se eles não corresponderem àquele que você está objetivando atualmente. Eles que possam vir a criar dúvidas em relação ao seu recrutamento.

  2. Apresente cada uma dessas experiências de tal forma que elas demonstrem que você progrediu em direção ao seu objetivo pessoal.

A experiência profissional no seu CV: a apresentação

Para apresentar sua experiência pessoal, você deve nomear o empregador, indicar o período de tempo em que trabalhou para ele, o nome do seu cargo assim que suas responsabilidades e realizações.

São especialmente estas duas últimas categorias que te permitem demonstrar suas posições anteriores dentro da progressão que você deseja mostrar através de seu currículo.

Você pode "redirecionar" ligeiramente as experiências de forma a indicar que elas correspondem às responsabilidades do novo cargo que você está procurando. O mesmo vale para as realizações.

A experiência profissional no seu CV: a seleção

Além disso, não hesite em incluir experiências profissionais menos tradicionais, como estágios, empregos de verão, treinamento profissional ou mesmo algumas realizações pessoais (na seção "Outros" ou "Diversos" na parte inferior do CV), que podem vir a serem úteis para seu projeto.

Você deve pensar no seu CV como um argumento para demonstrar que possui todas as qualidades necessárias para atender às exigências do cargo para o qual está procurando ser recrutado.

Geralmente considera-se que apenas os últimos 10 a 15 anos de emprego devem ser incluídos em um currículo.

Os outros podem ser resumidos brevemente em um pequeno encarte intitulado "Início de carreira", separado da lista de experiências profissionais.

No entanto, como mencionado acima, nem sempre é necessário incluir todas as experiências profissionais se algumas não forem relevantes e, sobretudo do ponto de vista organizacional e no interesse da brevidade, pode ser interessante agrupar algumas experiências em uma frase curta:

- Experiência como garçonete no restaurante « X » entre 2002 e 2004, no restaurante « Y » entre 2004 e 2006, em seguida vendedora na loja « Z » entre 2007 e 2008. Fazendo isso você valoriza as experiências mais importantes do seu perfil.

A experiência profissional no seu CV: conselhos

  • Seja coerente na apresentação: mesmas marcas, mesmo espaçamento de linhas, negrito, itálico, etc., para cada descrição de trabalho.

  • Na descrição dos trabalhos realizados, não enumere apenas uma tarefas uma após a outra. Selecione e apresente apenas o que é coerente com a sua ambição profissional.

  • Descreva suas responsabilidades com verbos de ação, fortes o suficiente para mostrar o que você é capaz de fazer. Um estudo de 2017 mostrou que os recrutadores favorecem currículos que incluem verbos relacionados com a profissão a que pertencem: dirigir, negociar, criar, projetar...

  • Try to quantify, where possible, the progress you have made: 30 % turnover increase, customers doubled, etc.

A experiência profissional no seu CV: conselhos para os jovens formandos

Muitas vezes é difícil para um jovem formado escrever um currículo valorizador e convincente, pois muitas vezes ele têm pouca ou nenhuma experiência.

Assim, pode ser tentador omitir certos detalhes, títulos, ou termos contratuais.

Cuidado, você nunca está a salvo de um recrutador escrupuloso que irá verificar seus antecedentes! A solução mais simples continua sendo jogar a carta da honestidade sem deixar de se destacar: liste as qualidades esperadas para o cargo em que você está se candidatando relativa a cada experiências, fale sobre estágios em empresas que incluiriam pontos importantes a destacar durante uma possível entrevista, e não deixe de mencionar certas qualidades que são essenciais aos olhos de muitos recrutadores (gerenciamento de tempo, senso de responsabilidade, etc...).

Se você está pensando em mencionar seus projetos acadêmicos na seção "Experiências Profissionais", esteja ciente de que, aos olhos dos recrutadores, estes projetos são muitas vezes teóricos demais.

A experiência profissional no seu CV: conselhos para cargos sênior

Não destaque experiências inconclusivas, baseie suas informações apenas em dados quantificáveis e mostre como você mudou a situação entre sua chegada e sua partida em outras experiências. O que os recrutadores querem é ver que você está pronto para fazer a diferença.

Employe avec un CV créé sur ExpressCV

Ready to apply?