Os tipos de CV
O CV prático

ULTIMOS ARTIGOS

CV prático: como redigir um CV prático?

Ao contrário do CV cronológico, o CV prático não apresenta as experiências profissionais uma a uma, em ordem da mais recente à mais antiga ou da mais antiga à mais recente.

O CV prático apresenta as habilidades e competências do candidato em uma abordagem temática e não cronológica.

O que é exatamente um currículo prático? Como redigir um CV prático?

CV prático: os grande princípios do CV prático

O Currículo é a maneira de se apresentar a um recrutador, mostrar suas habilidades e tentar se destacar de outros candidatos. Portanto, é importante trabalhar em seu currículo e torná-lo uma ferramenta decisiva no seu processo de candidatura.

O CV prático tem uma enorme vantagem: como ele não fornece a cronologia de sua carreira profissional, pode facilmente ocultar um período curto ou prolongado de inatividade. Desta forma, o CV prático é um grande aliado para candidatos que têm um "buraco" em seu percurso profissional.

O CV prático é uma declaração das suas habilidades e aptidões, sem resumir a sua experiência profissional. Ele demonstra, em nível temático, que você é adequado para a posição para a qual está se candidatando.

CV prático: qual método para criar um CV prático?

O CV prático deve conter as mesmas seções que um CV cronológico:

  • A seção "Objetivo": é utilizada para se apresentar em algumas linhas e para demonstrar que você compreendeu completamente todas as exigências do cargo. Não hesite em consultar nossa página dedicada a esta seção. « Objetivo ».

  • A seção "Formação": apresenta cada elemento de sua formação. Você deve fornecer detalhes sobre os vários diplomas e certificados que obteve, assim como qualquer preparação para exames ou concursos que fez, especificando as datas, estabelecimentos e notas que obteve. Você deve insistir nesta seção se tiver pouca experiência profissional (menos de 10 anos). Não hesite em consultar nossa página dedicada à esta seção « Formação » .

  • A seção "Experiência profissional": consiste em listar os vários cargos que você ocupou, em que empresas, de acordo com que assuntos e com que resultados. Assim, você pode favorecer um estilo gráfico de CV que lhe permitirá destacar suas experiências, e até mesmo algumas em particular. Como você não tem restrições, como é o caso de um CV cronológico, você pode selecionar suas experiências profissionais e se concentrar apenas naquelas que respondem ao cargo para o qual você está se candidatando. Não se esqueça de preencher suas referências, ou colocá-las em um pequeno encarte no final de seu CV. Não hesite em consultar nossa página dedicada à seção referências « Experiência profissional ».

  • A seção "Competências": muito importante em um currículo profissional, a seção "Competências" apresenta em diferentes palavras-chave as suas habilidades profissionais e pessoais, ou seja, seu know-how (cálculos específicos, domínio de um conjunto de software, etc...) e suas habilidades interpessoais (resolução de conflitos, habilidades gerenciais, etc...). Não hesite em consultar nossa página dedicada a esta seção « Competências ».

image description
image description
image description

Ready to apply?