Fazer o seu CV
Destacar as suas competências

ULTIMOS ARTIGOS

La section « Compétences » dans un CV

Seção fundamental do CV, a rubrica “Competências” deve ser escrita com precaução pois ela não pode ser uma soma de todos os seus méritos.

The 'Skills' section aims to demonstrate what you are capable of, and not to present a list of your achievements (which you may possibly mention in small italic characters).dans la rubrique « experiences professionnelles »). focus sur la section « competences » dans un CV.

A seção “Competências” do CV: o que significa exatamente?

Em um Curriculum Vitae, a seção “Competências” deve compreender o seu conhecimento pessoal e o seu know-how adquirido durante suas experiências profissionais.

Por exemplo: se você foi professor ou redator, a análise e a síntese de dados é uma de suas habilidades.

As competências também se referem a todos os conhecimentos teóricos adquiridos durante sua formação escolar ou experiência de trabalho.

Se você trabalhou como secretário executivo e teve de aprender alguns aspectos da lei para a elaboração de contratos, por exemplo, você pode então mencionar que está familiarizado com o Código do Trabalho pois esta competência não está ao alcance de todos e ela indica uma habilidade particular.

A seção “Competências” de um CV: onde e como a inserir no seu CV?

A seção “Competências” é de grande interesse para os recrutadores. É ela que indica o valor agregado do seu perfil e no que ele se diferencia dos outros candidatos.

É nesta seção que você pode cuidadosamente jogar com as palavras para se vender e para fazer com que o recrutador queira conhecê-lo.

Na verdade, a seção “Competências” é um primeiro esboço dos argumentos que você irá apresentar em sua eventual entrevista de emprego.

É por isso que é necessário utilizá-lo com sabedoria e dominar todos os seus aspectos, especialmente na organização e no conteúdo

A seção “Competências” está diretamente relacionada com a sua experiência profissional, bem como com a sua formação escolar e pedagógica. Por isso ela deve estar próxima destas duas seções, acima, à direita ou à esquerda, por exemplo.

É importante não repetir na seção "Competências" nada do que já foi declarado em "Educação" ou em "Experiência de Trabalho". Isso criaria uma redundância e poderia desvalorizar os dados já fornecidos em seu CV.

Em outras palavras, distribua as suas informações de pouco a pouco, e faça com que o recrutador tenha a vontade de te conhecer.

A seção “Competências” de um CV as habilidades técnicas e não técnicas

Saiba que existe uma diferença entre as competências: competências técnicas, por um lado, e competências não técnicas, por outro.

As competências técnicas referem-se ao know-how e correspondem às competências concretas obtidas pela repetição de trabalhos que você já conhece de cor: entrada de dados, gestão de um conjunto de software, métodos de cálculo precisos, etc...

Non-technical skills refer to 'soft' skills and correspond to human skills acquired during professional experience, and developed from a personal point of view (even with the same professional experience, not everyone develops the same non-technical skills): empathy, ability to manage a team, rapport with young children, conflict resolution, etc.

Se você tiver ambos os tipos de competências, liste primeiro as competências técnicas, depois as competências não técnicas, sem separá-las visualmente, basta colocá-las em uma sequência.

Why? Non-technical skills are strictly personal and can make the difference in a reluctant recruiter, so putting them in the last place reinforces the persuasive force of your words and gives you every chance to convince the recruiter.

Examination d'un CV créé sur ExpressCV

A seção “Competências” de um CV a alternativa do CV de competências

Hoje estamos vendo o surgimento de um novo estilo de CV: o CV de competências.

A diferença com o CV clássico é que ao invés de listar as experiências em ordem cronológica, ele lista cada competência associada a uma determinada experiência profissional.

É um CV baseado em competências, não em experiências. Neste caso, você deve listar as competências em nível de importância, sempre em relação ao cargo oferecido, ou àquele para o qual você está se candidatando livremente.

Ready to apply?