Tipos de CV
CV cronológico

ULTIMOS ARTIGOS

CV cronológico: como redigir um CV cronológico?

O CV Cronológico é o CV tal como o conhecemos. Ele inclui as experiências profissionais uma a uma, organizadas de acordo com uma classificação por data.

Este ordenamento pode apresentar cada experiência desde a mais recente, ou desde a mais antiga, como você desejar.

Ele pode apresentar um grande diferencial para alguns perfis, e pode ser maléfico para outros.

Should you opt for the chronological CV ? How do you write it and organise it ? Our thoughts on the Chronological CV.

CV Cronológico: quais são as vantagens e as desvantagens do CV cronológico?

O Curriculum Vitae cronológico é um modelo de CV entre outros. Existem também os CV combinados, e os CV práticos. Sua escolha pelo tipo de CV deve depender de sua formação profissional e das características que você deseja destacar.

Quais são as vantagens do CV cronológico?

O CV cronológico serve para perfis progrediram ao longo do tempo dentro do mesmo tipo de cargo : ganhando responsabilidades, sendo promovido e alcançado objetivos com o passar dos anos. Ou seja, se você sempre trabalhou no mesmo tipo de cargo e obteve promoções e resultados de ano a ano, este tipo de currículo é feito para você.

Se você não trabalhou no mesmo tipo de cargo, mas acumulou experiências que conectam um ao outro, este CV também servirá como base para sua candidatura.

O objetivo de um CV cronológico é mostrar que existe um fio condutor no seu desenvolvimento profissional e que você está sempre progredindo. Ele é mais compreensível para os recrutadores, pois ele revela uma verdadeira coerência em sua carreira profissional.

Meeting

Quais são os inconvenientes do CV cronológico?

No entanto, este tipo de CV apresenta alguns inconvenientes para certos perfis.

Se você tem "buracos" em sua carreira e passou um ou mais anos sem trabalhar, então este tipo de currículo poderá ser um obstáculo, pois o recrutador se perguntará o que você fez durante este tempo, e destacará esta "falha" em seu currículo. Se este for o seu caso, opte pelo CV funcional.

Se você tem uma carreira "diversa", ou seja, se você teve uma série de experiências profissionais diferentes e sem conexão aparente, e que, consequentemente, você não obteve ao longo dos anos em termos novas responsabilidades ou objetivos, então o CV cronológico também pode ser prejudicial para você, uma vez que ele mostrará uma ambivalência em seu perfil e uma instabilidade no nível profissional.

Neste caso, escolha o CV prático ou o CV combinado.

CV cronológico: como redigir um CV cronológico?

  • A seção "Objetivo": ela o apresenta brevemente e define as características do cargo para o qual você está se candidatando. Ele deve mostrar que você sabe do que se trata e que este projeto se encaixa concretamente em seu campo de especialização e em sua carreira profissional. Não hesite em consultar nossa página dedicada a esta seção « Objetivo ».

  • A seção "Formação": ela lista uma a uma sua formação e os seus cursos. Esta parte deve ser muito completa, pois ela mostrar seus conhecimentos teóricos e sua capacidade de analisar e sintetizar. Se você fez um curso técnico, esta seção deve mostrar que você tem a base necessária para realizar o seu trabalho, e também para mostrar que você tem um certo valor agregado no mercado de trabalho graças às suas qualificações. Não hesite em consultar nossa página dedicada a esta seção. « Formação ».

  • A seção "Competências": ela deve listar cada uma de suas fortes competências para o cargo. Ela deve incluir as qualidades devidas a suas habilidades interpessoais (empatia, resolução de conflitos, sorriso, etc...), e as qualidades devidas a seu know-how (gerenciamento de software, habilidades de escrita, etc...). Não hesite em consultar nossa página dedicada ao esta seção. « Competências ».

  • A seção "Experiência Profissional": ela deve listar em ordem cronológica (da mais antiga à mais recente), ou em ordem anti-cronológica (da mais recente à mais antiga), cada uma de suas experiências profissionais. Você deve incluir os títulos de seus cargos, os objetivos principais de cada cargo, as datas em que os ocupou e as empresas para as quais trabalhou. Você também pode adicionar suas referências nesta seção, ou criar um pequeno encarte discreto em um canto do seu CV (inferior esquerdo ou direito) para listar as pessoas que seu recrutador deve contatar. Não hesite em consultar nossa página dedicada à esta seção. « Experiências profissionais ».

Ready to apply?